Quais são os acessórios básicos para uma boa massagem

Uma boa massagem é que aquela que traz consigo todos os objetivos e metas desejados pelos pacientes. Isso é claro para todos, não é mesmo? Mas além de bons profissionais massagistas e terapeutas, é necessário ter as ferramentas certas, ou melhor, os acessórios corretos para executar os procedimentos e técnicas com perfeição e esmero.

Mas antes de abordarmos os acessórios recomendados, vamos refletir sobre o que é ainda mais importante. Certamente, são as habilidades e experiências do terapeuta massagista. Suas credenciais, seu tempo de execução dos serviços de massagens, e, principalmente, a sua dedicação em aprender e estar sempre se aperfeiçoando, seja com cursos, palestras e até mesmo, e, principalmente, atuando de forma contínua e empregando a teoria aprendida na prática.

Agora, voltando ao tema do artigo, um dos principais investimentos que o massagista ou terapeuta deve focar, pensando no custo/benefício, mas também na qualidade do produto, é a mesa de massagem. Afinal, é nela que seus pacientes e clientes ficarão toda a parte do tempo sendo massageados.

As mesas devem ser boa, com qualidade, com uma boa firmeza e durabilidade. Além disso, precisam ser confortáveis, para que o cliente se sinta bem e relaxado. Tenha certeza de que neste acessório (mesa de massagem), você não deve fazer muita economia. Se o cliente ou paciente se sentir desconfortável, ele não voltará a utilizar os seus serviços, mesmo que você seja muito bom, profissional e experiente.

Mesa Portátil para Massagem

O conforto é a base do relaxamento, e uma mesa confortável representa, pelo menos 50% do relaxamento obtido. Uma mesa confortável irá até mesmo intensificar a ação da massagem, tornando-a muito mais prazerosa.

Há no mercado, basicamente, dois modelos de mesas de massagem: as portáteis e as fixas (ou estacionárias, como muitos dizem). Ambas apresentam os mesmos benefícios, sendo confortáveis e duradouras, quando fabricadas, provenientes de bons fornecedores, com boa qualidade e visando o conforto do paciente, eliminando o estresse.

O aspecto primordial na escolha da mesa de massagem é como será realizado o trabalho do profissional. Há profissionais que fazem massagens em domicílios de seus pacientes e clientes. Sendo oportuno, neste caso, as mesas portáteis, pois são muito mais fáceis de serem transportadas.

Mas, também existe o profissional que trabalha de modo fixo em seu consultório ou clínica de massagem. Então vale a pena investir em um mesa fixa, pois apesar de permitir os seu deslocamento, não é tão fácil de ser transportada, por exemplo, em um porta mala de um veículo de passeio.

Não há uma regra geral para escolher o tipo de mesa. Você, sendo um massagista de longa data, com uma vasta quantidade de clientes e pacientes, pode investir nas duas modalidades. Que tal?

A mesa estática é mais firme, você pode usar em seu local de atendimento. Mas você também pode ter uma mesa portátil, para participar de eventos, work shops, exposições e feiras para aumentar ainda mais a sua clientela, mostrando toda a sua experiência às novas pessoas que visitam esses eventos.

Já algumas mesas estáticas estilizadas, com variações de ângulos e altura, são excelentes para o conforto de quem recebe a massagem e de quem a realiza, pois pode ser ajustada de acordo com a altura do profissional, assim como a sua angulação, para preservar a postura dos massagistas, não causando problemas futuros, como dores de cabeça, nas costas, lombares e articulares.

Outros acessórios básicos são a toalhas, que devem ser confortáveis. Quanto mais fios na costura da malha melhor, pois são mais maleáveis e confortáveis, trazendo aos seus clientes um sentimento de mais conforto e intimidade. Toalhas ásperas e muito velhas, devem ser descartadas, pois podem ser como lixas, machucando o paciente.

Toalhas para massagem

Os óleos e cremes de massagem podem ser perfumados. Porém, tenha muito cuidado com a intensidade do perfume exalado pelo óleo de massagem. Algumas pessoas podem se sentir incomodadas com o cheiro forte. Prefira as loções e óleos com aromas mais suaves ou inodoros, pois também podem ser utilizadas na face, para uma massagem facial e não incomodar o paciente.

As regras para as velas e incensos também são as mesmas. Opte por velas e incensos menos intensos. O paciente quer relaxar e não ficar sentindo a todo momento odores fortes que podem trazer imenso desconforto e irritá-los, acabando com todo o efeito da massagem.

Procure conversar com outros profissionais, mais experientes sobre óleos e cremes utilizados, alguns podem causar alergias, por isso prefira os neutros e hidratantes, que facilitam o emprego dos movimentos da massagem, mas também não deixam o paciente com coceiras ou sintomas não desejados.

Também procure investir na climatização do ambiente. Hoje em dia, o mercado oferece uma série de aparelhos ar condicionado com função de aquecimento incluso. Os modelos Splits são bem compactos e adequados, pois a manutenção é mais barata e são mais econômicos. Procure manter o ambiente de massagem entre 22º C e 24ºC.

A sensação térmica também é fundamental para o conforto e bem estar de seus pacientes e clientes. Muito frio, impede o relaxamento dos músculos, provocando contrações. Já um ambiente muito quente é desconfortável e faz todos transpirarem muito, tornando a massagem nada agradável.

Além disto invista também na iluminação do local. Prefira luzes de diodos de Leds, com luzes amareladas, para criar um ambiente mais intimista e trazer mais conforto, além de serem mais econômicos e duradouros, não interferem na temperatura do ambiente.

A música ambiente também exerce um fator fundamental. A música, quando bem selecionada, ajuda a relaxar, ou em outros casos, ajuda revigorar. Encontre um seleção de músicas relaxantes no Youtube ou no Spotify e use-as em seu espaço.

Mantenha o local sempre o mais limpo e inodoro possível, prefira paredes brancas ou cores claras, para enfatizar a higiene local e evite locais escuros com cores pesadas. Você pode usar salas menores, mas sempre capriche na higiene local e mantenha as paredes claras, limpas e todo o ambiente livre de odores; com o chão bem limpo.

Outros acessórios para incrementar o seu espaço de massagem é utilizar tecidos suaves, como malhas com mais fios e sedas, tornando o local mais harmonioso e agradável.

Tente também, ao máximo, escolher um local que receba poucos ruídos externos. Você pode investir em isolamentos acústicos e térmicos, se for o caso de sua clínica ou espaço estar localizado em uma rua ou avenida movimentada. O silêncio também relaxa e ajuda o paciente ou cliente entrar no clima de relaxamento e meditação.

E aí, gostaram das dicas para incrementar e escolher os acessórios para melhorar seu local de trabalho de massagem? Caso tenha outras alternativas ou observações, deixe abaixo nos comentários. Assim ajudamos a todos a ter um ambiente mais propício para a realização de uma excelente massagem.

Supremo é o Povo!

seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *