Saiba o que a Massagem Pode Fazer Para Aliviar as Dores de Cabeça

Imagine o cenário com tarefas intermináveis e prazos curtíssimos no trabalho. Além disso, seus filhos estão com notas baixas na escola, sua casa está em obra e seu carro, no conserto.

Apesar de parecer exagerado, qualquer uma das situações acima pode trazer ou mesmo agravar tensões nervosas preocupantes, intensificando as dores de cabeça e até mesmo, provocando constantes enxaquecas que podem prejudicar seriamente sua rotina diária e o seu desempenho.

Conforme definições prévias, a enxaqueca se caracteriza por uma dor de cabeça recorrente e crônica, de forma moderada ou de elevada intensidade, geralmente descrita como uma sensação duradoura e contínua de se estar com uma faixa apertada e enrolada na cabeça durante todo o tempo.

Dores de cabeças tensionais são as queixas mais comuns nos quadros de enxaqueca, e mesmo assim, as suas causas ainda não são completamente entendidas. Provavelmente, você ou qualquer outro membro de sua família já se queixou de dores de cabeças recorrentes.

De qualquer forma, é prioridade saber identificar se as dores de cabeça são apenas ocasionais (intermitentes) ou crônicas, que perduram e se intensificam com o passar do tempo. As dores de cabeça crônicas podem ser definidas quando os episódios de dores têm uma ocorrência superior a quinze vezes em um mês, durante um período de dois a três meses consecutivos.

E por qual motivo é importante saber definir a diferença entre dores de cabeça ocasionais das crônicas, como as enxaquecas. O principal motivo é que os tratamentos são completamente diferentes para cada caso descrito.

Nos casos de dores de cabeça ocasionais e pouco recorrentes, medicamentos como o ibuprofeno e dipirona podem ser utilizados sem qualquer contraindicação mais grave. Porém, nos casos de enxaquecas crônicas, o uso a longo prazo destes componentes podem ser prejudicial, trazendo inúmeras consequências e reações indesejadas para o estômago e para todo o trato digestivo.

massagem para enxaquecas
massagem para enxaquecas

Tratamentos para os problemas e casos crônicos de dores de cabeça podem ser orientados para aplicação e acompanhamento em procedimentos mais específicos, como a massagem terapêutica realizada por massagistas capacitados.

E por qual motivo deveríamos pensar na massagem como uma alternativa de tratamento para processos crônicos de dores de cabeça? A resposta mais adequada a esta pergunta deve-se ao fato de que o principal gatilho e fato gerador das dores é o estresse.

Outros agentes geradores das dores de cabeça crônicas também podem ser a falta de certas vitaminas e minerais. Para isso, uma visita a um nutricionista é recomendada para o correto balanceamento das refeições.

De outra forma, se sua rotina de vida não pode ser alterada, com a redução dos fatores de estresse, uma alternativa é encontrar caminhos e maneiras para aliviar o estresse e relaxar, incorporando a massagem na sua agenda.

Estudos e pesquisas consistentes já provaram que a massagem, aplicada de forma estratégica com planejamento, e em pontos específicos do corpo, pode aliviar a intensidade, a duração e a frequência das dores nos casos crônicos.

A boa notícia é que esses benefícios descritos, alcançados com a massagem, não são efêmeros. Os efeitos conquistados perduraram durante, inclusive, após o término das pesquisas, com efeitos de longo prazo, bem superiores aos alcançados pelas medicações, tornando a massagem uma terapia válida no combate aos desconfortos e dores também em casos crônicos.

Assim, uma vez que a massagem corrobora para uma série de outros benefícios, além do alívio de dores cabeça, como a redução do estresse, suavização dos músculos enrijecidos e aumento da mobilidade e amplitude dos movimentos, com o incremento da flexibilidade, a massagem também torna-se, de fato, uma excelente aliada nos tratamentos quadros crônicos de dores de cabeça e enxaqueca.

E o melhor: sem as reações e os efeitos negativos proporcionados pelos remédios.

Supremo é o Povo!

3 Comentários

  1. Leo Marta
    07/03/2021
    Responder

    Enxaquecas frequentes são um problema em minha vida. Já tentei todos os medicamentos, tratamentos médicos, já fiz inúmeros exames e acho que a única causa só pode ser o estresse!! Vou apelar para a massagem para ver o que acontece e depois voltarei aqui para dizer se funcionou ou não no meu caso.
    A massagem é minha última opção e espero que seja minha salvação!!

  2. Naiara Lima
    07/03/2021
    Responder

    Já experimentei de tudo, mas ainda sinto dores de cabeça muito fortes! Será que o Shiatsu não é adequado para meu problema? Ouvi falar muito bem da massagem shiatsu para melhorar fortes dores de cabeça. Vou me inscrever no curso de massagem do Verdeate, ouvi muito a respeito. Espero que os professores do Verdeate Massagem me ajudem nisso. Gostaria também de ajudar outras pessoas que estão passando pela mesma situação que me encontro. Sucesso ao Verdeate!

  3. Ângela Lago
    07/03/2021
    Responder

    Uma massagem muito boa para dores de cabeça é a massagem shiatsu ou dos gatilhos. São aplicadas em postos reflexos que irradiam para outros pontos do corpo, inclusive a cabeça. Tenho conseguido melhorar as minhas fortes dores com essas massagens, acho que vale a pena experimentar aqueles que também sofrem com enxaquecas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *