Quer Dormir Melhor? Tente uma Massagem Terapêutica

Um sono adequado e uma noite de descanso revigorante são necessários para o correto funcionamento do nosso organismo. Dormir melhor é vital para nossa saúde e bem-estar.

Há uma estimativa de que, aproximadamente, 73 milhões brasileiros possuem alguma espécie de distúrbio no sono.

Certamente que as consequências destes problemas inerentes à péssima qualidade do sono retratam-se na baixa produtividade no trabalho, maiores índices de obesidade, elevados riscos de doenças crônicas e desenvolvimento de vícios.

Em casos mais graves de insônia crônica, são relatados fatigas extremas e sérios problemas de concentração e aprendizagem, podendo, inclusive, afetar de modo preocupante o humor e as habilidades cognitivas das pessoas.

A verdade é que tanto a qualidade como a quantidade de sono adequadas são fundamentais para manutenção de uma boa saúde e bem-estar.

Há de se saber que um boa alimentação, juntamente com a prática regulares de exercícios são recomendados também para aumentar a qualidade do sono, assim como a aplicação de tratamentos complementares de massagem para os casos mais severos.

Devemos dormir, todos os dias, entre 7 e 8 horas. Certamente que esse intervalo revela apenas a média da quantidade de sono requerida, porém algumas pessoas podem se sentir descansadas com apenas 6 horas.

A massagem, por sua vez, atua diretamente na qualidade do sono pois ajuda a eliminar os gatilhos causadores da insônia. Entre eles, podemos citar:

  • Dores crônicas e acentuadas;
  • Problemas digestivos;
  • Ansiedade e estresse;
  • Depressão e sentimentos confusos;
  • Dores musculares;
  • Fibromialgia e doenças crônicas.

Benefícios da massagem para insônia

A massagem terapêutica implementada com a assistência de profissionais massagistas qualificados tem demonstrado diversos benefícios que promovem a conquista de uma boa noite de sono e descanso.

Além de reduzir a fatiga, o cansaço e trazer maior disposição, a massagem terapêutica melhora a qualidade e a profundidade do sono e do descanso, permitindo melhor recuperação física e mental do nosso corpo.

Há inúmeras constatações de que a massagem terapêutica aumenta o tempo de sono em pacientes com quadros de insônia severa, permitindo que estes alcancem estágios mais profundos do sono, importantes para a restauração das condições adversas psíquicas e mentais pré existentes.

Relaxamento com massagem

Tipos de massagem para melhorar o seu sono

Entre os principais tipos de massagens para melhorar a qualidade e quantidade de sono, podemos elencar:

  1. Massagem dos tecidos profundos: é a modalidade de massagem que utiliza técnicas com movimentos mais intensos e curtos. A maior pressão dos toques exercidos pelos massagistas permite que o profissional alcance as camadas mais profundas da musculatura, trazendo um intenso relaxamento.
  2. Massagem Sueca: nessa modalidade, a massagem é executada de forma mais cadenciada, gentil e leve, englobando grandes áreas da musculatura, alternando os toques em movimentos circulares, com leves vibrações. Essa característica corrobora para a ampliação do relaxamento do paciente, permitindo que este alcance estágios mais profundos do sono.
  3. Massagem dos pontos de gatilhos: trata-se de uma massagem terapêutica que utiliza pontos específicos do corpo, que, quando tocados com a pressão e a forma adequadas, aliviam e suavizam o enrijecimento de músculos, permitindo maior relaxamento do corpo, com a eliminação dos nós de tensão.

Além disso, a massagem terapêutica, seja qual for a modalidade acima escolhida, tem a capacidade de aumentar incrivelmente os níveis de serotonina, que auxilia no relaxamento e na redução dos quadros de estresse, depressão e ansiedade; intensificando, inclusive, a produção de outro hormônio ligado ao sono, conhecido como melatonina.

Com todos esses benefícios, muitos pacientes conseguiram reduzir a quantidade de medicamentos e drogas para tentar reverter os quadros de insônia, eliminando, desta forma, outros efeitos colaterais destas medicações, que a longo prazo poderiam prejudicá-los de alguma forma.

A produção adequada de melatonina é fundamental no ciclo circadiano, preparando o organismo para o repouso e o sono. Portanto, a massagem tem uma incrível influência positiva na vida de todos, uma vez que auxilia a indução do corpo ao descanso, tão necessário para as nossas funções vitais.

Como em qualquer problema envolvendo a saúde humana, fica cada vez mais claro para os profissionais de saúde que torna-se necessário uma abordagem multidisciplinar para identificar as fontes dos males e as resoluções dos problemas, ao invés de simplesmente corrigir ou amenizar os sintomas.

Neste contexto, a massagem terapêutica assume um papel muito importante, pois complementa o tratamento de diversas enfermidades, inclusive a insônia, trazendo muito mais qualidade de vida aos pacientes, que poderão – em certos casos – reduzir seus analgésicos e medicamentos, permitindo uma recuperação muito mais natural e livre de outros efeitos colaterais.

Dormir bem, na quantidade e qualidade necessárias, certamente é o caminho para prevenção de diversas outras doenças mais graves. Assim, torna-se fundamental que problemas envolvendo distúrbios de sono sejam pesquisados e avaliados com maior profundidade.

A massagem aborda técnicas milenares que, certamente, possuem um impacto muito positivo na qualidade do sono de qualquer um.

Basta apenas escolher um profissional terapeuta adequado e habilitado para iniciar o tratamento com a massagem correta para cada situação, previamente identificada através de um minucioso plano de tratamento.

2 Comentários

  1. Letícia Flores
    20 de julho de 2019
    Reply

    Com essa vida corrida, sempre com muito estresse e nervosismo e a busca incessante por objetivos, nem sempre claros nos faz ficar sempre alerta. Há essa necessidade irracional, muitas vezes, de constante vigília para termos sucesso e vencer a concorrência. Tudo isso leva a problemas de ansiedade e depressão, que trazem distúrbios de sono e inquietude. Além da massagem, acho que deveríamos rever o modo como vivemos e perceber que não é sustentável, na verdade. A massagem, penso eu, é um conserto temporário, assim com um medicamento. Mas, tirando problemas de saúde, dormir pouco e mal, além da insônia são frutos da sociedade à qual estamos submetidos.

  2. Ádmo da Silva Ferreira
    26 de julho de 2019
    Reply

    O que tem tirado muito o sono dos brasileiros nesse momento é o desemprego!! Mas voltando ao tema, a ansiedade e a preocupação são os grandes vilões da insônia. Apertar a nuca um pouco alivia a tensão e dá para ser feita sozinho. É uma boa forma de, pelo menos, tentar dormir um pouco melhor, mesmo com tantos problemas na vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *