Os Benefícios da Massagem nas Funções Orgânicas

A terapia de massagem é, primordialmente, conhecida como a técnica terapêutica mais popular para obtenção de estados de relaxamento, redução de dores e pressão arterial, assim como medida auxiliar no desbloqueio do fluxo energético corporal.

Mas a massagem também atua em muitos outros campos e áreas, trazendo inúmeros outros benefícios fisiológicos importantes, ajudando na regulação das funções orgânicas de nossos organismos.

Além de atuar promovendo o relaxamento mental e emocional, muitos massagistas especializados são treinados e qualificados para aplicar técnicas de massagem baseadas no aperfeiçoamento das funções orgânicas e fisiológicas dos nossos corpos.

A fisiologia humana é a área da ciência responsável pelo estudo das funções orgânicas que atuam diretamente na saúde física e mecânica dos diversos órgãos, células e sistemas, entendendo suas funcionalidades.

Sendo assim, o principal desafio do profissional terapeuta (massagista credenciado) é identificar como as técnicas de massagem podem melhorar os efeitos da fisiologia humana, trazendo inúmeros benefícios nas funções orgânicas.

A melhoria dos efeitos fisiológicos obtidos com a massagem são diversos e podem ser implementados nos diversos sistemas, tais como circulatório, respiratório, nervoso e muscular, como exemplos.

Entre os principais benefícios obtidos com a massagem na fisiologia humana, podemos destacar:

  1. Efeito revigorante dos órgãos destacados;
  2. Cura e melhoria de órgãos e sistemas afetados;
  3. Promoção do relaxamento e redução de tensões nos órgãos e tecidos;
  4. Auxílio no desenvolvimento e fortalecimento da musculatura destes órgãos.

Em nossos corpos, temos cerca de dez sistemas orgânicos e todos eles podem ser beneficiados com a implementação da massagem terapêutica adequada.

massagem-sistemas-orgãos

Entre os principais sistemas, podemos exemplificar: sistema nervoso, sistema muscular, sistema circulatório, sistema digestivo, sistema endócrino, sistema excretor e outros.

Os benefícios da massagem para o sistema nervoso e endócrino podem ser observados com o relaxamento promovido com a própria massagem, que ativa o descanso e o sono adequado.

E quando o corpo está descansado, sob a quantidade e qualidade de sono necessários, temos uma melhoria no padrão fisiológico do paciente, com regulação dos níveis de hormônio endorfina, como exemplo, beneficiando várias outras funções orgânicas e fisiológicas.

Já nos sistemas circulatório, excretor e digestivo, a massagem tem o poder aprimorar a eficiência do sistema metabólico, relaxando os músculos tensionados e fadigados, ampliando a captação de nutrientes e oxigênio, trazendo, assim, inúmeros benefícios para o metabolismo corporal.

Como benefício imediato da massagem, também obtemos a melhoria da circulação sanguínea, normalizando, em muitos casos, o batimento cardíaco e a pressão arterial.

Outras técnicas de massagens também atuam diretamente nos órgãos excretores, tais como fígado e rins, ajudando a eliminação de toxinas e substâncias prejudiciais, como o excesso de proteínas do organismo.

Já nos sistemas respiratório e muscular, alguns procedimentos de massagem terapêutica fornecem um imenso alívio nas dores e tensões, reduzindo a rigidez muscular.

Além disso, tonifica os músculos e os torna mais flexíveis e relaxados.

A massagem também auxilia na remoção dos nós e contraturas musculares, recuperando o corpo do estresse causado por intensos exercícios físicos, o que auxilia na retomada das funções orgânicas mais rapidamente.

Já os benefícios fisiológicos obtidos com a massagem para o sistema respiratório são muito importantes, uma vez que a própria massagem permite maior absorção de oxigênio, decorrente do relaxamento, melhorando todo o padrão respiratório do paciente.

Um Comentário

  1. Paulo Pacheco
    2 de fevereiro de 2019
    Reply

    Ultimamente tenho lindo muito sobre a massagem e, aplicando com regularidade em alguns clientes, tenho percebido uma melhora geral no quadro de todos eles.
    Me especializei na massagem Shiatsu e é incrível como aplicação desta técnica atua em todo organismo, fazendo justamente o desbloqueio do fluxo da energia vital, mencionado no texto.
    Quando nossa energia vital está equilibrada todo o restante como os órgãos e funções orgânicas trabalham melhor com mais eficiência e organismo trabalha para se auto curar.
    É impressionante como nossos corpos têm uma capacidade incrível de se curar, de melhorar as funções orgânicas.
    O que precisamos aprender a fazer é melhorar e intensificar nosso equilíbrio de energia interna corporal, e para isso temos uma excelente aliada: a massagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *