Osteopatia: O Que é e Quais os Seus Benefícios?

Basicamente a osteopatia é uma modalidade da medicina alternativa que envolve inúmeras técnicas, dentre as quais a manipulação das articulações para restabelecer as funções articulares, musculares e dos tecidos, trazendo novamente o equilíbrio da mobilidade corporal.

A manipulação do sistema musculoesquelético, que envolvem os ossos, articulações e os músculos) proporciona a prevenção e cura de doenças diversas relacionadas à dores articulares e musculares, reduzindo drasticamente os sintomas inerentes, como dores, travamentos e problemas posturais.

A osteopatia também no alívio da dores tensionais, provenientes de estados mentais condicionados por ansiedade, estresse e depressão. A combinação dos movimentos realizados pelos osteopatas ajuda no alívio das dores e alongamento dos tecidos e músculos, relaxando-os e tornando-os mais flexíveis.

Outro objetivo da osteopatia envolve a melhoria da motilidade do paciente. A melhorias do mobilidade são muito perceptíveis em pacientes lesionados, com o realinhamento postural, eliminando os focos de dores e desconfortos.

Porém, o trabalho da osteopatia não se limita somente ao mencionado. O tratamento é holístico e amplo, atacando uma série de outros problemas e queixas dos pacientes. Tornando suas vidas muito menos estressantes por causa das dores recorrentes.

A osteopatia pode atacar uma série de condições de saúde desagradáveis, melhorando a qualidade de vida de seus praticantes. Entre as principais queixas e problemas que podem ser mitigados com a osteopatia podemos destacar:

  • Artrite;
  • Dores no pescoço e torcicolos;
  • Dores lombares;
  • Algumas lesões;
  • Problemas nas articulações;
  • E tensões musculares e articulares relacionadas ao estresse.

O tratamento da osteopatia é indolor. Os pacientes serão submetidos a posições desconfortáveis, inicialmente, para ampliar seus movimentos e melhorar a flexibilidade corporal. Nas primeiras semanas é normal sentir algum desconforto por causa do tratamento, mas a evolução é rápida e com excelentes benefícios.

Os pacientes devem encarar a sessão de osteopatia não como um tratamento pontual, mas uma longa jornada que deverá ser realizada de forma gradual e regular, com a periodicidade elaborada pelo profissional terapeuta.

Com o tempo e a prática da terapia, os praticantes da osteopatia notarão uma melhora significativa em sua postura, mobilidade e flexibilidade, com eliminação de travamentos e dores articulares.

A osteopatia tem se demonstrado uma excelente técnica para devolver a mobilidade aos seus pacientes. Há inúmeros relatos de pacientes com a sua motilidade seriamente comprometida e que tiveram resultados excelentes com a sua mobilidade quase que totalmente recuperada.

Antes de iniciar o tratamento com a osteopatia, o profissional credenciado irá elaborar um plano minucioso, além de coletar o histórico de saúde detalhado do paciente, incluindo questões sobre o seu estilo de vida (sedentário, esportista, etc), seu quadro de saúde completo (com relato de doenças e problemas pré existentes), além de exames completos sobre sua postura e alcance de motilidade.

Também poderão ser adicionados ao tratamento, exercícios de motilidade e alongamentos para a manutenção dos resultados obtidos. Ao paciente, dependendo de sua condição, será recomendado a prática de atividades físicas moderadas, incluindo musculação e treinos aeróbicos para fortalecimento dos músculos e proteção das articulações.

Outra recomendação bastante utilizada é a mesclagem de tratamentos de massagem com osteopatia, tornando a experiência muito mais prazerosa, estimulando o paciente na continuidade do tratamento.

Salientamos que, em todos os casos, massagistas profissionais devem ser contratados, além do terapeuta credenciado. É fundamental que ambos os profissionais estejam capacitados para atuar em conjunto, trazendo todos os benefícios esperados para o tratamento.

Um Comentário

  1. Daniella Vonno
    17 de dezembro de 2019
    Reply

    Quanto mais eu estudo sobre a osteopatia, mais eu fico maravilhada sobre seus benefícios. Já presenciei caso de paciente com artrite grave e com trabalhos regulares da osteopatia melhoraram da água para o vinho, com uma correção postural maravilhosa e melhorias significativa dos movimentos, com muito mais mobilidade. Sou uma grande fã da osteopatia! É uma terapia realmente incrível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *