O Poder da Massagem e Seu Auxílio em Nossas Vidas

A massagem é uma das formas mais fáceis de se obter e manter uma boa saúde e que todos nós podemos facilmente implementar em nossas vidas de maneira natural.

É um instinto de cura, nato em todos nós, que realizamos ao massagear os ombros de uma pessoa cansada, acariciando seus pés e mãos na tentativa de trazer a ela bem-estar.

Dores de cabeça, insônia e dores em geral, além do estresse podem ser aliviados e até mesmo eliminados com apenas um instrumento: nossas mãos.

A base da massagem é o toque, e existe evidências médicas crescentes que nos demonstram a importância do toque na cura e prevenção de males e enfermidades diversas.

Em uma pesquisa realizada na Universidade de Harvard, como exemplo, um grupo de pacientes, todos submetidos às mesmas cirurgias, com sintomas e quadros clínicos parecidos, foram divididos em dois grupos.

O anestesista visitou os dois grupos, com todos os pacientes, na noite anterior à cirurgia. A um dos grupos ele apenas passou as informações usuais e comuns sobre os procedimentos que seriam realizados no dia seguinte.

Ao outro grupo, o médico também passou as mesmas informações, mas ficou dez minutos adicionais com cada paciente deste grupo. Nestes minutos, o médico segurou a mão de cada paciente e tranquilizou-os, segurando suas mãos.

Após o término da cirurgia, os pacientes que tiveram o contato mais amistoso com o médico apenas precisaram consumir metade do medicamento solicitado pelo outro grupo, sem mencionar que deram saída do hospital três dias antes, em média.

Essa pesquisa serviu para mostrar os efeitos da simpatia, combinada com os toques, trazendo inúmeros benefícios para a saúde em geral.

O toque é tão natural para o ser humano, que sem ele as pessoas ficam irritadas e deprimidas.

Algumas observações revelaram que crianças que viviam com familiares que se tocavam com mais frequência eram mais saudáveis, mais resilientes à dor e a problemas de saúde, como infecções, quando comparadas às demais crianças, privadas de um simples toque de seus pais.

Crianças e adolescentes que possuem afeto, amor e que são acariciadas pelos pais são mais sociáveis, dormem melhor e geralmente são mais felizes.

Mas a nossa necessidade pelo toque não acaba na infância, todos nós precisamos de sentimentos de amor, carinho e segurança.

Muitos profissionais, inclusive, alertam: os casais precisam se tocar mais. Muitos dos divórcios e casamentos mal sucedidos podem estar relacionados com a falta de contato físico suficiente para gerar laços duradouros.

Talvez, apenas alguns minutos gastos fazendo massagem no outro pode prevenir muitos males e intensificar o relacionamento, tornando a vida mais amena.

Inibições Sociais.

inibições sociais massagem

Apesar de todas as evidências demonstrando os benefícios do toque, nós ainda hesitamos em tocar outra pessoa. E isto se deve devido à confusão existente entre sensualidade e sexualidade.

Nós temos tanto medo em criar mal entendidos, e na conexão errônea existente entre toque e sexo, faz com que em alguns casos extremos evitamos a qualquer custo tocar as outras pessoas, livrando-nos de um mal entendido.

A massagem, por si só, já elimina todo este tabu relacionado ao toque, e permite que as pessoas possam se tocar da forma mais positiva e sem mal entendidos.

Nosso desejo de tocar.

Por não nos sentirmos confortáveis em tocar outras pessoas, nós o fazemos em nossos filhos e animais de estimação.

É natural que as mães abracem seus bebês. Essa reação não apenas conforta a criança, mas como também agrada a mãe e sacia sua vontade de tocar e dar carinho.

Nós tocamos, abraçamos e acariciamos nossos animais de estimação com muita frequência.

Em culturas em que o toque é mais aceito, as pessoas trocam mais afetos e se tocam mais, e curiosamente, diferentemente de nós, não passam horas acariciando seus animais.

A evidência de que o ser humano precisa constantemente tocar é o aviso de “Proibido Tocar”, que geralmente vemos em museus, galerias e vitrines.

Todos nós temos um instinto básico para tocar e confirmar o que nossos olhos veem. Nosso senso ao toque é, talvez, nossa mais básica sensação.

A Regra da Massagem.

Nós precisamos encorajar que nos toquemos uns aos outros ainda mais, e a massagem é a maneira perfeita de fazer isso de modo não agressivo, sem conotação sexual.

Mesmo a forma mais simples de massagem imprime um efeito confortante gigantesco.

Se pacientes se recuperam mais rapidamente e precisam de menos medicamentos quando são tocados por apenas alguns minutos, imagine o quão efetivo uma massagem pode ser.

Com a massagem, você demonstra carinho e atenção por alguém. Você compartilha um instinto de entendimento, prazer e tranquilidade.

Benefícios da Massagem.

A massagem nos traz diversos benefícios e efeitos na saúde da pessoa que está sendo massageada.

Os toques da massagem melhora a circulação sanguínea, relaxa os músculos, auxilia a digestão, e por estimular o sistema linfático, agiliza a eliminação de toxinas de nossos corpos, trazendo inúmeros benefícios para nossa pele e saúde.

Estes benefícios diretos alinhados com os efeitos psicológicos de cuidado, carinho, amor e atenção, rapidamente produzem um maravilhoso sentimento de bem-estar, que não pode ser obtido com o uso de medicamentos, de forma natural.

Mas os benefícios da massagem não são sentidos somente pela pessoa que está sendo massageada, o massagista também é “bombardeado” por inúmeros benesses.

Quando estamos acariciando, massageando ou apenas tocando uma outra pessoa, também ficamos mais calmos e nossa pressão diminui.

Realizar ou receber a massagem traz os mesmo benefícios, trazendo tranquilidade e serenidade para ambos os envolvidos: seja o massagista ou o paciente.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *