Como a Massagem pode Agir a favor da Sua Pele

Todos nós já sabem que a massagem é um excelente procedimento para aliviar as dores, melhorar a concentração e manter a mente relaxada. Mas muito mais do que esses típicos benefícios, a massagem também ajuda a melhorar a saúde de sua pele.

Com as técnicas de massagem adequadas, pode-se, por exemplo, promover a suavização ou afrouxamento dos músculos, permitindo assim o melhor escoamento do sangue para as células.

Desta forma, inúmeros outros benefícios são obtidos, tais como aumento da flexibilidade e brilho da pele.

Isto ocorre, pois as células dos tecidos receberão mais nutrientes, assim como mais oxigênio, ativando a desintoxicação das células, com o aumento de suas capacidades de regeneração.

Outra benesse proveniente da massagem sobre a pele humana é o incremento na substituição de células mortas.

O toque e a fricção promovidos pela massagem atuam como agentes removedores das camadas “mortas” mais superficiais da pele, que são aquelas responsáveis pela aparência opaca.

Assim que estas células são removidas, novas células tornam-se presentes, melhorando muito o aspecto e saúde da pele.

Também podemos notar um aumento das secreções glandulares, quando estamos submetidos a uma massagem. Essas secreções têm um papel fundamental na eliminação de impurezas do corpo, através do suor, por exemplo.

Então, à medida que essas impurezas, tais como a ureia e o ácido úrico são secretadas e eliminadas, as células dos tecidos da pele começarão a receber melhor os nutrientes, tornando-a mais brilhosa e não apenas com aparência, como realmente mais saudável.

Como já dito, a massagem auxilia a circulação sanguínea, o que traz outra maravilhosa vantagem para a pele.

A melhor passagem sanguínea através dos tecidos e células acabam por reduzir as tensões superficiais na própria pele, assim como nas camadas adjacentes.

A pele é o maior órgão de nosso corpo, e é aquele que separa o meio interno do externo. Com a constante exposição de nossa pelo ao meio externo, principalmente às substâncias tóxicas, a probabilidade de desenvolvermos infecções e doenças dermatológicas é muito alta.

Desse modo, a massagem não apenas irá ajudar a melhorar a aparência da pele, mas como promover o incremento da resistência da pele às infecções e doenças.

Tal fato se deve a melhor nutrição e regeneração das células dos tecidos da epiderme.

Outra conveniência importante obtida com a massagem terapêutica é o realinhamento do tecido cicatricial pós cirúrgico. Após realizada uma cirurgia, a cicatriz geralmente costuma se elevar diante do restante da pele.

O emprego de massagens locais adequadas auxiliam o realinhamento das cicatrizes, fazendo com que a altura ou a proeminência do corte seja mitigada e, em muitos casos, se ajustando ao nível da pele, além do alívio de dores e desconfortos típicos nos processos pós operatórios.

O constante estresse que vivemos no dia-a-dia, como já provado, pode causar uma série de enfermidades e males, inclusive com danos à própria pele. Problemas internos, muitas vezes, são manifestados externamente e têm repercussão na pele e em seus tecidos.

Portanto, reduzindo o estresse com uma massagem relaxante é uma excelente forma de, também, melhorar o aspecto geral da pele e torná-la muito mais saudável e resistente.

Ao participar de sessões regulares de massagem, o paciente irá perceber uma notável melhora em seu humor.

E um dos fatores que provocam essa sensação é o progresso da drenagem linfática corporal, eliminando, assim, as toxinas e as substâncias ruins ao organismo, restabelecendo toda a nutrição celular, trazendo mais vitalidade e resiliência ao organismo.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *