Desmistificando a Hidromassagem – Massagem Sob a Água

Como o próprio nome diz, a massagem na hidromassagem é aplicada através da pressão da água sobre a pele massageada. Geralmente, são utilizados jatos de água, com pressão e vazão ajustadas para cada tipo de benefício almejado.

Assim, a hidromassagem pode ser aplicada em uma grande série de indicações, tais como massagem dos tecidos profundos, melhoria do tecido cicatrizado, melhoria da circulação sanguínea, de dores musculares, para relaxamento e outros.

A aplicação da hidromassagem também pode ser estendida para tratamentos e cura de tecidos lesionados, aumento da flexibilidade e fortalecimento dos músculos.

A enorme vantagem presente nas sessões de hidromassagem, conforme já dito, é a capacidade de ajustamento da pressão dos jatos de água. Esse ajuste permitido e possível é fundamental para combater e aliviar, por exemplo, os sintomas de doenças crônicas como a artrite e fibromialgia.

Hidromassagem também é muito recomendada para prevenção de lesões, contraturas, distensões e fadigas musculares.

Seja um atleta profissional ou amador, sessões regulares de hidromassagem irão trazer enormes benefícios, dentre eles: relaxamento dos tecidos profundos dos músculos, que ajudará na redução de acúmulo de ácido lático, o que impactará diretamente na eliminação das dores excessivas e no encurtamento do tempo de recuperação e descanso.

Existem estudos recentes que mostram que massagens nos tecidos profundos, podendo ser alcançados com a hidromassagem, são capazes de reduzir a intensidade dos sintomas de mialgias em até cinquenta porcento.

Ao redor do mundo, muitos terapeutas e massagistas já incorporaram em suas rotinas trabalhos com hidromassagem, reconhecendo o imenso valor desta técnica para redução dos quadros de dores crônicas recorrentes.

Também são utilizadas massagens debaixo da água para alongamento das fibras musculares, que por si só já melhoram e intensificam a circulação sanguínea, nutrindo e oxigenando melhor as células de nossos corpos.

Entre outros benefícios da massagem sob a água, podemos destacar o amolecimento e suavização dos tecidos duros das cicatrizes, fornecimento de um profundo estado de relaxamento e uma desejada indução da vasodilatação que corrobora para a cura de problemas nos tecidos superficiais.

Em pós operatórios e cirurgias, a hidromassagem também pode ser recomendada, dependendo do tipo de procedimento e gravidade.

A hidromassagem também é uma excelente aliada no alívio do estresse, reduzindo a tensão física e mental. Ao imergir seu corpo em um tanque ou banheira de hidromassagem, com uma temperatura amena, rapidamente são reduzidas as secreções de cortisol e outros hormônios relacionados com o estresse.

Problemas como insônia também podem ser combatidos, na medida em que a temperatura corpórea aumenta durante a hidroterapia e, posteriormente, reduz após a sessão. Essa subida e queda de temperatura de forma controlada e saudável induz o sono e o descanso merecidos.

Para quem busca também uma reabilitação cardiovascular pode encontrar nas sessões regulares de hidromassagem uma forma de aumentar o batimento cardíaco, sem alterar ou aumentar a pressão sanguínea. Este é um fator vantajoso, já que pode ser utilizado para fortalecer a musculatura cardíaca.

Além de tudo isto, se já não bastasse, a hidromassagem ainda pode aliviar a depressão, ansiedade, enxaquecas, má digestão, fornecer mais flexibilidade e muitos outros benefícios.

E você, o que está esperando para se beneficiar das vantagens da hidromassagem? Muito mais do que apenas uma forma de relaxamento intenso, a hidroterapia, quando conciliada adequadamente com outras terapias, pode ajudar na prevenção e combate de uma ampla variedade de enfermidades e desconfortos.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *