Os Benefícios da Massagem com Pedras Quentes

Para quem não conhece, a massagem com pedras quentes é uma modalidade ou um tipo de massagem terapêutica muito poderosa. Sua principal aplicação consiste no fato de que este tipo de massagem é adequado para aliviar as tensões musculares e dos tecidos moles.

A massagem é iniciada com a adição de pedras ligeiramente aquecidas sobre locais específicos do corpo, para atuarem de modo a trazer todos os benefícios almejados.

As pedras utilizadas são rochas vulcânicas, de um tipo específico denominado basalto, cuja principal característica é a maior retenção de calor possível. Outra característica destas rochas é que a dissipação de calor também é menor nelas, ajudando a manter por mais tempo os benefícios do tratamento.

As pedras frias também são utilizadas nesta modalidade de massagem, logo após o término do procedimento. As temperaturas mais frias servem para desinchar veias e vasos, assim como acalmar e suavizar a pele, dilatada pelo calor.

Geralmente os massagistas colocam as pedras quentes nas costas, no peito, nas palmas das mãos, no rosto ou no estômago. Tudo vai depender das necessidades do paciente.

Uma vez que as pedras estejam bem posicionadas, o massagista avança com a massagem sueca ou outra determinada pelo plano de tratamento, realizando movimentos circulares, de vibrações, amassaduras e até mesmo beliscaduras para aliviar todas os nós de tensão e facilitar a ação das pedras quentes.

Entre os principais benefícios da massagem com pedras quentes ou aquecidas, podemos destacar:

  • Alívio das tensões e dores musculares

É sabido que o calor ajuda a relaxar os músculos, aliviar as dores e trazer mais conforto às pessoas. O calor também ajuda a aumentar a circulação sanguínea, trazendo mais alimento, nutrientes e oxigênio para a região afetada.

As pedras quentes também ajudam na redução dos espasmos musculares, aumentando a amplitude dos movimentos, melhorando a flexibilidade dos músculos enrijecidos.

Nestes casos de dores musculares, também é aconselhável a alternância entre pedras quentes e frias. As quentes irão ajudar na circulação, já a frias diminuirão a inflamação do local, reduzindo significativamente as dores e desconfortos.

  • Melhora da imunidade do corpo

Uma massagem com pedras quentes tem o benefício de aumentar a imunidade do corpo, melhorando todo o sistema imunológico. Isto ocorre, pois com o aumento da circulação sanguínea também há o incremento da atuação das células de defesa do corpo.

Outro benefício da massagem é que sua aplicação favorece a diminuição dos hormônios de vasopressina, melhorando os níveis da pressão arterial e diminuindo a retenção de água, o que, por sua vez, intensifica a eliminação das toxinas do corpo.

ansiedade e sono massagem

  • Reduz a ansiedade e o estresse

A massagem tem o incrível benefício de melhorar as respostas cardiovasculares. Assim, o estresse e a ansiedade ficam bastante reduzidos, pois a liberação de hormônios do estresse no organismo, como o cortisol, fica mais equilibrada, mitigando os efeitos nocivos do excesso de ansiedade.

  • Melhora o sono

Estudos recentes mostram que a massagem é uma excelente alternativa aos medicamentos contra insônia. E as massagens com pedras quentes, principalmente nas costas do paciente, tem o grande poder de relaxamento, induzindo o sono com mais facilidade.

Além de relaxar e favorecer o sono, a massagem também demonstrou que uma vez acordados os pacientes mostraram-se muito mais dispostos, concentrados e bem humorados, indicando claramente que uma boa massagem corrobora para períodos de sono muito mais restauradores e eficientes.

  • Reduz sintomas de muitas doenças crônicas, como o câncer

Pacientes com câncer apresentam muitos sintomas desagradáveis, como dores generalizadas, estresse, fadiga excessiva, náuseas e depressão. Os toques da massagem, aliada às pedras quentes, têm a capacidade de trazer mais conforto e, assim, mais resiliência aos portadores de câncer.

Portanto, ao atuar diretamente sobre os sintomas de pacientes cancerígenos, a massagem torna o tratamento muito mais humano e tolerável, favorecendo para uma recuperação muito mais célere e menos traumatizante.

  • Ajuda também no alívio dos sintomas de doenças autoimune

Doenças severas, como a fibromialgia, podem ter seus sintomas amenizados com a massagem de pedras quentes. Entre os principais benefícios da redução das dores crônicas pela massagem, podemos destacar o decréscimo dos níveis de substância P, reduzindo os processos inflamatórios, que trazem a dor.

Pacientes de artrite reumatoide também podem se beneficiar muito com as massagens, na medida que elas aliviam as dores, aumentam a mobilidade e a flexibilidade do paciente, além de suavizar os enrijecimentos das articulações e juntas.

Portanto, para aqueles que buscam os inúmeros benefícios da massagem com pedras quentes, a sugestão dada é que procurem massagistas e profissionais terapeutas credenciados, qualificados e especializados nesta modalidade de terapia, que exige cuidados extras antes e durante a aplicação.

Além de saber se este tipo de massagem terapêutica é a mais indicada para o seu caso, também é necessário um estudo prévio e minucioso antes de aplicar a técnica dependendo das condições de saúde geral do paciente.

Uma vez definida esta como a modalidade de massagem a ser empregada, muitos benefícios já no curto prazo serão revelados, com o imediato relaxamento, redução do estresse e da ansiedade, melhorando e suavizando as dores e tensões musculares já nas primeiras sessões.

Um Comentário

  1. Miriam Betorzzo
    6 de fevereiro de 2019
    Reply

    Eu já fiz inúmeras vezes massagens com pedras quentes e é muito relaxante. O calor das pedras em contato com a sua pele traz uma sensação deliciosa de tranquilidade, paz e calmaria.
    Pena que é muito difícil encontrar clínicas e profissionais realmente especializados nesta técnica de pedras quentes.
    O único lugar que encontrei uma estrutura melhor especializada, de fato, para esta modalidade de massagem foi em São Paulo.
    Mas isso também foi há dez anos atrás. Agora as clínicas e profissionais da massagem devem ter mudado muito e se especializado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *